sábado, 15 de janeiro de 2011

Concluído primeiro condomínio a receber Selo Procel nível A

 

AlphaBusiness, em Campinas, tem várias soluções para promover economia e conforto ambiental.
AlphaBusiness, em Alphaville Campinas, SP.


10/1/2011
Campinas, SP - O AlphaBusiness, edifício comercial construído em Alphaville Campinas com foco em sustentabilidade, está concluído e deverá ser entregue pela construtora no decorrer de janeiro (2010). Batizado como Green Business Complex (complexo empresarial verde) e construído pela Átria Engenharia, o condomínio conquistou o Selo Procel de Eficiência Energética, abrangendo três certificados: instalação elétrica, certificação do envoltório e o sistema de ar condicionado.

O diretor comercial da Átria Engenharia, Jair Soave Junior, diz que o AlphaBusiness é o primeiro edifício comercial no Brasil a receber o Selo Procel certificado no nível A. Ele ressalta que a obra adota um conceito futurista, com "características importantes, sem as quais um edifício estará obsoleto em cinco anos".

"Para que o empreendimento tenha o conceito de sustentabilidade, precisa ser economicamente viável, socialmente correto e respeitar o meio ambiente. O AlphaBusiness tem sistemas modernos de reaproveitamento e economia de água e de uso racional de iluminação, um projeto paisagístico singular e um bicicletário, inspirados nas normas americanas. O sistema de refrigeração de ar nas salas é split, ou seja, não é central”, detalha Soave Junior.

Soluções sustentáveis – O diretor da Átria conta que os materiais utilizados nos revestimentos do AlphaBusiness causam a menor transmissão de calor do exterior para o interior, possibilitando um gasto menor de energia e de carga de ar condicionado. “A menor espessura dos vidros utilizados também garante menor transmissão de calor para o interior. A área de abertura das janelas segue uma normatização específica, para evitar que o calor avance ao interior das unidades”, diz.

Soave Junior comenta ainda que o sistema hidráulico do novo edifício utiliza equipamentos que promovem menor consumo de água. “As caixas de descarga são especiais para reduzir o volume da água utilizada para esgotamento sanitário. A torneira para a pia tem controle de vazão, economizando água e energia quando são acionadas as bombas de reposição dessa água”.

De acordo com o diretor da Átria, há também um sistema que reaproveita a água da chuva, destinada para lavar o piso do subsolo e regar a área verde. “Desde a escolha do terreno, houve o cuidado de não provocar agressão ao meio ambiente, e no período de construção foi realizada a coleta seletiva e a separação dos resíduos gerados pela obra”, destaca Soave Junior, e acrescenta que os
funcionários passaram por treinamento, para aplicar corretamente o processo seletivo.

“Impacto de entorno foi minimizado” - Para evitar enchentes e erosão no entorno da obra, a Átria impermeabilizou o solo e as saídas de águas de chuva, e colocou redutores de vazão. Esta solução teve desdobramentos, com a água coletada sendo desviada para um poço com dez metros de profundidade, de onde era conduzida para uso no canteiro de obras e limpeza dos caminhões. “Evitar que os caminhões utilizados no processo de terraplenagem sujassem as ruas do percurso - com o que poderia haver entupimento de valas, contribuiu para gerar o menor impacto possível no entorno”, avalia o diretor da Átria, construtora tradicional no mercado campineiro.

O processo para alcançar soluções sustentáveis, relembra Soave Junior, passou por escolher fornecedores de materiais que tivessem igual preocupação em relação aos produtos ofertados. Para escorar lajes, a Átria
utilizou estruturas metálicas ao invés de madeira, contribuindo, conforme destaca, na redução ao impacto  ambiental.

Soave Junior diz que o investimento na construção de um empreendimento deste tipo é bem mais alto em relação aos prédios convencionais. “Para gerar economia permanente, o custo do projeto foi maior, o que ocorre com toda a geração de prédios sustentáveis. Mas a grande vantagem é o retorno com a manutenção mais barata. Só na economia diária de energia, o comprador já percebe a vantagem", finaliza o diretor da Átria Engenharia, Jair Soave Junior.

AlphaBusiness - Implantado em área de 33 mil m2, tem 332 unidades, sendo 286 salas e 47 lojas, distribuídas em cinco blocos e quatro andares. As unidades são modulares, iniciando em 40m2 e podendo chegar a 2 mil m2. O metro quadrado está atualmente (janeiro, 2011) avaliado em R$ 5 mil. O Valor Geral de Vendas (VGV) é estimado em R$ 75 milhões.

Selo Procel de Eficiência Energética – Lançado em 2009, inspirado nas normas norte-americanas e adaptado à realidade brasileira. É concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério das Minas e Energia (MME), com secretaria executiva mantida pela Eletrobras. Tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, dentro de cada categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário